hawai167

Incêndio durante pesquisa no Parque Estadual de Vila Velha atinge 132 hectares, diz IAP

0

Área corresponde a 132 campos de futebol; fogo começou na segunda-feira (4), durante atividade de pesquisadores da UFPR.

O incêndio ambiental no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, atingiu 132 hectares, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP); essa área equivale a 132 campos de futebol. Já a Polícia Ambiental contabilizou 145 hectares.

Ainda segundo o IAP, o fogo começou na tarde de segunda-feira (4), durante uma atividade de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Corpo de Bombeiros trabalhou mais de 12h no combate às chamas e o fogo só foi totalmente controlado por volta da 1h desta terça-feira (5). Mais de 30 bombeiros trabalharam.

A UFPR informou que o grupo fazia uma queima controlada no local e que as chamas se espalharam por causa de uma rajada de vento.

A universidade afirma que a queima possuía licenciamento do IAP e foi feita com supervisão de representantes do Parque Estadual de Vila Velha.

Ainda segundo a UFPR, atividades com queima controlada são comuns no parque e servem para o controle de espécies exóticas e para a diminuição de risco de incêndio de grandes proporções.

Já o IAP afirma que o grupo não segiu as recomendações do instituto, especialmente por causa do vento forte.

A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar o caso.

Por G1 PR, Ponta Grossa

Campartilhe.

Comentários desativados.