hawai nova

Escolas da rede estadual debatem segurança na internet

0

Estabelecimentos de ensino do programa Conectados 2.0 estão participando de atividades regionais sobre uso seguro da internet

As 500 escolas da rede estadual que participam do programa de tecnologia educacional Conectados 2.0 estão trabalhando o tema Segurança na Internet. As atividades começaram oficialmente com o “VII Ciclo de Oficinas – Segurança, Ética e Cidadania na Internet”, realizado na Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais, em Curitiba, na metade de agosto.

Participaram do evento a organização não governamental SaferNet Brasil, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal, além de órgãos públicos e entidades privadas da área da Educação. Estavam presentes diretores, pedagogos e professores de escolas do Conectados 2.0.

“Nosso objetivo é contribuir para o debate e para a formação de educadores na promoção do uso seguro, consciente e responsável da internet”, explica o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Eziquiel Menta.

Os Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná vão reunir suas escolas inscritas no programa para promoção de oficinas, palestras e mesas-redondas.

O Colégio Estadual José de Anchieta foi o local escolhido pelo NRE Londrina para a palestra Segurança na Internet, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes. Participaram profissionais e alunos de 27 escolas estaduais da região. “Fazemos oficinas com os alunos onde eles analisam situações do dia a dia na internet e pensam em como prevenir situações de preconceito, cyberbullying e problemas semelhantes”, diz a diretora Jacinta Cavalcante. Os estudantes vão ainda fazer uma apresentação com os resultados de todas as atividades.

Ainda na região norte do Paraná, o NRE Maringá reuniu gestores e professores para uma palestra sobre comunicação não violenta nos meios virtuais. A equipe de tecnologias educacionais do Núcleo também promoveu uma oficina para professores trabalharem a Segurança na Internet em sala de aula. “Nossa proposta é que cada escola aplique um questionário anônimo sobre os hábitos de utilização da internet de seus alunos. Com essa informação podem criar um perfil e desenvolver atividades específicas para atender a sua realidade”, explica Sheila Lima Mendes, assessora em tecnologia do NRE.

O NRE Paranavaí, no Noroeste, reuniu os participantes do projeto para assistir a palestra “As redes sociais e as suas consequências jurídicas” da Universidade Paranaense (Unipar) – Campus Paranavaí.

TECNOLOGIA – O Conectados 2.0 é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação que tem por objetivo favorecer e ampliar a discussão e o uso de tecnologias educacionais junto à comunidade escolar. Suas atividades incluem a oferta de formação continuada aos profissionais da rede estadual e renovação do parque tecnológico nos estabelecimentos de ensino.

Campartilhe.

Comentários desativados.