hawai167

Cresce número de larvas de Aedes aegypti após Finados

0

Início de novembro começa com homenagens para aqueles que já não estão mais entre nós, no dia de Finados. Um ato bastante recorrente entre toda sociedade é a homenagem por meio de flores em túmulos dos entes queridos e amigos que descansam, porém essa atitude reforça e alerta ainda mais a equipe de epidemiologia do município. Levando em consideração que o período tem sido bastante chuvoso e quente os agentes comunitários redobram a atenção nos pontos estratégicos, onde estão inseridos cemitérios, borracharias, oficinas mecânicas e outros locais com vulnerabilidade para a procriação do mosquito.

Nesse ano não foi diferente, após o feriado de finados os agentes estiveram realizando sua visita regular que acontece quinzenalmente e o alto índice de larvar foi constatado. Como explica a coordenadora da vigilância sanitária do município, Simone Chaves, foram registradas reclamações da população sobre a visita dos agentes, acusando os mesmos por supostos estragos. “Os agentes estavam seguindo o cronograma de fiscalização. Nos cemitérios quinzenalmente realiza-se essas visitas, e posterior feriado de finados a fiscalização é aumentada por conta dos recipientes que acumulam ainda mais água”, explica Chaves.

Foram encontradas inúmeras larvas em vasos e recipientes deixados por familiares para homenagear os parentes. Onde os agentes realizaram processo de coleta e encaminhamento para laboratório obtendo laudo positivo para o aedes aegypti. A intervenção realizada nestes casos é o descarte da água e em alguns casos a colocação de areia nos vasos fixos para evitar a acumulação de água da chuva. Os recipientes que são removíveis são lateralizados para evitar novo acumulo de água.

A equipe alerta ainda para a fiscalização individual e cuidado redobrado nesse período quente e chuvoso do ano. Qualquer dúvida pode ser consultada diretamente pelo fone 3909-5096.

Assessoria de Notícias

Campartilhe.

Comentários desativados.