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Beto Richa viabiliza recursos para pavimentação da PR-364, Irati / São Mateus do Sul

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A operação de crédito entre o Governo do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), seguiu para o Senado na segunda-feira (04), logo após reunião do governador Beto Richa e o presidente da República, Michel Temer

A obra faz parte de um programa de pavimentação, que será desenvolvido em diversos trechos da malha viária do Estado, com recursos de um financiamento de US$ 235 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A pavimentação da estrada Irati – São Mateus é considerada prioritária e  já possui projeto técnico bem estruturado, o que permitirá  a realização de uma licitação internacional, seguindo as normas estabelecidas pelo BID.

A operação de crédito entre o Governo do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), seguiu para o Senado nesta segunda-feira (04), logo após reunião do governador Beto Richa e o presidente da República, Michel Temer.

O pedido de empréstimo do Paraná já foi autorizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Agora, com aval da presidência, cumpre a última etapa do processo de concessão de financiamentos internacionais aos Estados.

“Nossa expectativa é de que a liberação ocorra no menor prazo possível. É um projeto importante, que está sendo discutido há tempos e vai ajudar a modernizar a infraestrutura rodoviária do Paraná”, afirmou Richa,

Temer agradeceu o apoio que tem tido de parlamentares paranaenses e reconheceu a boa situação fiscal do Paraná. Ele disse que, do mesmo modo que o governador Beto Richa, tem tomado decisões difíceis e impopulares, mas que considera necessárias ao desenvolvimento do Brasil.

PROGRAMA ESTRATÉGICO – O valor do financiamento se soma à contrapartida do Estado, de cerca de R$ 650 milhões (US$ 200 milhões), para a execução do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. No total, o governo vai investir R$ 1,4 bilhão (US$ 435 milhões) para melhorar e ampliar o sistema logístico estadual.

O encontro teve a presença do ministro Antônio Imbassahy, da Secretaria de Governo, e do ministro da Saúde, Ricardo Barros, além dos secretários Mauro Ricardo Costa (Fazenda) e José Richa Filho (infraestrutura e Logística), do chefe do escritório do Paraná em Brasília, Luciano Pizzatto, de prefeitos e deputados federais paranaenses.

O secretário da Fazenda afirmou que a expectativa é de aprovação rápida do processo pelo Senado para que a assinatura do contrato com o BID aconteça até o fim de dezembro. “Com a liberação dos recursos, já podemos começar a investir”, completou Richa Filho.

RODOVIAS – Entre os investimentos previstos está a ampliação da capacidade da Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo, com a construção de três faixas em cada sentido, em um trajeto de 3,8 quilômetros. Passam atualmente pela rodovia mais de 22 mil veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões.

O conjunto de obras inclui ainda a pavimentação da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico (região central do Paraná), da PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas (Sudoeste), e na PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati (Sul).

Outros destaques são os contornos de Pato Branco, Marechal Cândido Rondon e Castro. O programa prevê também a contratação de estudos para a criação de pontos de armazenagem de grãos, estacionamentos e áreas de serviços em regiões estratégicas para o transporte de cargas no Paraná.

Da Redação Hoje Centro Sul, com informações da AEN
Foto:  Marcos Corrêa /Presidência da República

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