Sob impacto do clima seco, Paraná recebe Rally da Safra com produtividade da soja em queda

Estimativa atual no estado é de 58 sacas por hectare; lavouras no oeste catarinense também serão avaliadas por técnicos da expedição

As regiões centro-sul e sudoeste do Paraná e o oeste de Santa Catarina receberão a partir de segunda-feira, dia 4, o Rally da Safra para avaliar as condições das lavouras da região. Duas equipes percorrerão o Paraná: inicialmente os técnicos estarão nas regiões de Laranjeiras do Sul e Pato Branco, seguindo depois ao oeste catarinense. A partir de 12 de março, a segunda equipe deixará Assis, no oeste paulista, para chegar às regiões de Londrina, Campo Mourão, Pitanga, Guarapuava e Ponta Grossa.

Na primeira quinzena de janeiro, o Rally avaliou a soja precoce na região oeste do Paraná. André Debastiani, coordenador da expedição, explica que o avanço da colheita confirma o impacto do clima seco sobre a produtividade no oeste, norte e na divisa com o estado de São Paulo. “O retorno das chuvas foi insuficiente para estancar as perdas nas áreas precoces que já estavam consolidadas nessas regiões. Nossa expectativa é de resultados melhores nas áreas mais tardias”, diz. A produtividade estimada no Paraná foi reduzida pela Agroconsult, organizadora do Rally, para 58 sacas por hectare, contra 66,1 sacas por hectare na safra passada.

A partir de 6 de março a expedição irá avaliar lavouras nas regiões catarinenses de Chapecó e Campos Novos, de olho na alta pressão de ferrugem nas lavouras de soja. Por enquanto a produtividade é estimada em 63,5 sacas por hectare, contra 66,5 sacas por hectare na safra passada.

Debastiani esclarece que este é um momento importante da safra para avaliação das áreas de soja nos dois estados. “Procuramos fazer amostras das lavouras com a colheita em andamento, de preferência com 20% a 50% das áreas colhidas, obtendo assim um quadro melhor da situação e considerando as diferenças entre as lavouras e as diferentes épocas de plantio”, diz.

No total, 12 equipes do Rally da Safra já percorreram 145 municípios de 9 estados brasileiros em 41 dias de viagem. Outras cinco equipes ainda vão a campo avaliar as condições das lavouras de soja. Diante dos resultados mostrados pelo campo, houve redução da estimativa de safra pela Agroconsult em 1,6 milhão de toneladas em relação à projeção divulgada em 18 de janeiro, chegando agora a 152,2 milhões de toneladas (4,7 % abaixo da safra anterior). A produtividade média do Brasil é estimada em 55,5 sacas por hectare.

Tecnologia como aliada no trabalho de campo

Para planejar o Rally da Safra e definir as rotas, são utilizadas imagens de satélite de cada região. No dia a dia, os técnicos fazem o levantamento quantitativo e qualitativo das lavouras escolhidas aleatoriamente. O levantamento qualitativo inclui a análise de pragas, doenças, o uso do plantio direto e outros indicadores que auxiliam a compor a estimativa de safra. Já no quantitativo, são analisados os componentes de rendimento da soja, com a contagem dos números de plantas, de vagens por planta e de grãos por vagem para ter uma visão do comportamento das lavouras em cada região, levando em consideração o ciclo do cultivar, ou seja, as variedades prontas para colheita e outras que ainda precisarão de mais tempo. O peso e a umidade dos grãos também são fundamentais para estimar a produtividade.

A metodologia consolidada em 20 edições do Rally permite voltar a campo anualmente e entender o cenário para fazer a estimativa de safra. A 21ª edição do Rally da Safra tem patrocínio do Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz, Soytech, Biotrop, Serasa Experian e JDT Seguros. As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Mais de 80 mil quilômetros serão percorridos em 13 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO e BA) para avaliar as condições das áreas de soja durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita até 24 de março. Outras seis equipes avaliarão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho.  Entre os meses de abril e maio, técnicos da Agroconsult e das empresas e marcas patrocinadoras visitarão produtores rurais nas regiões da BR-163, no Mato Grosso, no Sudoeste de Goiás, no Planalto do Rio Grande do Sul e Oeste do Paraná. No mesmo período serão realizados eventos técnicos em Não-Me-Toque (RS), Cascavel (PR), Rio Verde (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Nesta edição o Rally participa dos principais eventos do agronegócio: Show Rural, em Cascavel, ExpoDireto, em Não-Me-Toque (RS); Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT) e Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO).

Por Ana Carolina Silveira – Carol Silveira Assessoria de Comunicação