Quem recrimina as gorduras saturadas não sabe nada de química orgânica

Qual é o sentido da gordura saturada fazer mal para a saúde se foi a fonte principal de energia dos humanos durante a maior parte da história? O organismo não é adaptado para consumir esse tipo de gordura sem problemas?

A necessidade de se fazer vilania para com a gordura saturada é mesmo a marca de gente besta, leviana e/ou nada profissional, pois que precisam de um “bode expiatório nutricional” para (tentar) esconder os excessos alimentares ou mirabolância mesmo! Não há qualquer prova de que a gordura saturada faça algum malefício se for consumida dentro das necessidades diárias recomendadas no perfil de alguém (releva idade, estilo de vida, presença ou não de comorbidade, etc) e ainda cabe enfatizar que a saúde também demanda atividades físicas regulares, cutlivo aos bons hábitos psicoemocionais e até mesmo ponderação nos medicamentos!

Decerto que todos os excessos são perniciosos e nisto se enquadra até mesmo as vitaminas e sais minerais (incluindo o sódio que fazem tanto alarde leviano). A gordura saturada é cientificamente enquadrada entre os nutrientes essenciais dentre os lipídeos – não fosse isso ela sequer estaria delimitada nos rótulos de todos os alimentos e com índices básicos já estipulados ao lado das proteínas, carboidratos e demais nutrientes, vitaminas e sais minerais. Que se note ser encontrada tanto em fontes animais como vegetais, donde nos serve não apenas como uma fonte energética e é também importante à miscibilização de compostos lipofílicos (como os hormônios e as vitaminas A, D, E e K lembra?), serve de base à síntese de outros biocompostos celulares em variados âmbitos.

Fotos de algumas tabelas nutricionais de variados alimentos para mostrar claramente que a gordura saturada ainda sim é um nutriente necessário (fotos e grifos de minha autoria)! De fato seu consumo deve ser moderado, mas nem por isso ela deve ser vilanizada ante os excessos de mesa que muitos fazem e não admitem!

Por isso não se deve crer em escandalosos, incluindo alguns supostos profissionais de saúde, que tipificam em variadas mídias sociais a gordura saturada como nociva! A única gordura reconhecidamente nociva cientificamente é a gordura trans. O que se deve ter em mente é sempre um consumo ponderado da fração lipídica alimentar, o que inclui todos os seus subtipos (saturada, insaturada, colesteróis), pois que até mesmo sua abolição não é salutar e gera problemas de saúde – que podem ser bem descritos pelos usuários do Orlistate e das Estatinas

Por: Augusto Aragão de Barros – Biólogo e Farmacêutico com Mestrado  em Química de produtos Naturais e farmacognosia