Paranaense representa Mulheres na ONU

Ali Lubascher na 67ª edição do CSW na sede da ONU, em Nova Iorque, no passado

Ali Lubascher participa do segundo maior evento da Organização das Nações Unidas para levar experiência da mulher brasileira com crédito

Ali Lubascher, presidente da BPW Brasil (Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil), prepara-se para representar mulheres brasileiras na sede da ONU, em Nova Iorque, durante a 68ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW).

Com uma trajetória marcada pelo pioneirismo, Lubascher integra uma comitiva de 16 brasileiras da BPW Brasil, representando também o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, do Ministério das Mulheres do Governo Federal do dia 11 ao dia 22.

No mês de março, marcado por manifestações e campanhas de conscientização sobre a mulher na sociedade, o CSW, considerado o segundo maior evento da Organização das Nações Unidas, traz à tona temas cruciais como igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, combate à pobreza, à violência e ações para a equidade salarial.

Representando o Paraná e Brasil, Ali levará como colaboração para debate o tema “crédito para mulheres”. “Existe uma preferência no empréstimo para mulheres no Brasil porque comprovadamente estas se responsabilizam pela dívida de forma a pagar com antecedência e até mesmo antecipando, em muitos casos, a quitação do saldo devedor”, explica Ali com base na pesquisa lançada em 2023 pelo Sicredi, instituição financeira cooperativa do Brasil.

Ao final do evento, um documento será gerado pelas representantes das 195 nações inscritas, levado pelo Secretário Geral da ONU a todos os países, consolidando propostas de melhorias para o mundo.

“Participar disso representando o Brasil, além de histórico, é um passo importantíssimo para fortalecer mulheres em cargos de administração, gestão e na política, encorajando-as a compreender a legislação e a participar ativamente da real construção dos direitos das mulheres”, destaca Ali Lubascher.

Leaders Summit – BPW Internacional

Antes ainda do CSW, Lubascher participará do Leaders Summit da BPW Internacional.

O evento será no emblemático Harmonie’s Club em Nova Iorque. O segundo clube social mais antigo da cidade e frequentado exclusivamente por homens, se transformou ao receber as mulheres da BPW em edições anteriores e, agora, se repete em 2024.

A proposta do encontro é aproveitar à ida á Nova Iorque com as comitivas do CSW para discutir dinâmicas e necessidades na administração das associações de todo o mundo, trocando experiências com projetos em andamento, junto a associadas de mais de 112 países.

“O CSW é onde representantes de diversos países se reúnem para discutir e negociar conclusões acordadas sobre temas cruciais para mulheres e meninas e acaba por ser uma extensão das ações da BPW Brasil e BPW Internacional, que por fim destaca-se como uma força global em prol dos direitos da mulher”, conclui Ali Lubascher.

Por: Silvia Valim – BPW Brasil

Ali Lubascher na 67ª edição do CSW na sede da ONU, em Nova Iorque, no passado