Creio na vida eterna: uma reflexão sobre a sexta feira santa e o domingo de páscoa

À nossa frente, mais uma semana santa. Será que essas datas mexem conosco? Sendo religioso ou não, praticamente da fé cristã ou não, são datas que deveriam nos questionar.

Talvez a maior pergunta: por que Deus morre na cruz? Não seria indiferente nos perguntarmos sobre o mistério da encarnação: um Deus que assumiu nossa carne. Sim, Jesus de Nazaré é homem e Deus. Indiferente à crença, Ele marcou a história. Ninguém tem como negar sua existência, o que muda é como nós queremos VER, contemplar e CRER.

DEUS é o autor da vida. Jesus veio até nós para que acreditemos que a vida não acaba com a morte. Nossa vida aqui tem projeção com o futuro, que para os que crêem em Jesus, chamamos de VIDA ETERNA, ou vida pós morte, seja o céu ou inferno.

A sexta feira santa e o domingo da ressurreição tem um norte: o homem de Nazaré que morre em Jerusalém na Cruz, ressuscita, vencendo a morte, possibilitando a todos o caminho do céu. No creio católico se reza que Deus desceu na mansão dos mortos. Sim, após a morte de cruz, Jesus vai as profundezas ressuscitar a todos que “viveram” antes desse dia, e com Sua Ressurreição todos os que vivem depois dessa data tem a chance do céu.

A possibilidade do céu é para todos, para isso Jesus mostra na Cruz o caminho: a haste vertical da cruz, o seguimento de Jesus e seus mandamentos, a haste horizontal, o nossa amizade social.

A amizade social é empatia, solidariedade, viver em comunidade na paz, tendo o outro como irmão e não como adversário. O mundo político vive em politização, se engana que com a disputa nas urnas para a última presidência do Brasil se encerrou a politização. Todos temos o direito de pensar e agir diferente, mas o RESPEITO é a marca da empatia. O que aconteceu com Deus na sexta feira santa e no domingo de páscoa é o respeito eterno que Deus tem pelo ser humano. Quanto mais humano for, mas do jeito de Jesus serei, e assim entre às cruzes da vida, vou ressuscitando, transparecendo o amor de Deus, se vivo para o outro e com o outro.

Por fim, o que a Igreja celebra na sexta feira santa e no domingo de páscoa é para vivenciarmos a cada dia, para que quando chegar a hora de minha morte, seja só um passo para a eternidade santa e feliz. Olhemos para Jesus e queiramos ser Cristo (cristão) na sociedade de hoje. Que a semana santa marque nossa espiritualidade e nosso jeito de ser.

Deus que como homem morreu para nos salvar, e como Deus ressuscitou para apontar que a vida é eterna TE ABENÇOE E GUARDE NA GRAÇA. Feliz páscoa cristã!