Grupo político ainda não se manifestou  sobre reeleição do prefeito Belich

Um levantamento exclusivo feito pelo jornal Bem Paraná, de Curitiba, aponta que em, pelo menos, 143 dos 399 municípios paranaenses (35,8% do total) um novo prefeito deverá ser eleito neste ano.

Não é o caso de Palmeira, pois o prefeito Sérgio Belich (União Brasil) poderá concorrer à reeleição, uma vez que foi eleito em 2020 e tem o direito a buscar a reeleição agora em 2024.

Outros 141 prefeitos de municípios paranaenses estão legalmente impedidos de buscar a reeleição, uma vez que foram e eleitos em 2016 reeleitos em 2020.

A situação do prefeito de Palmeira ainda é indefinida, pois ele não chegou a confirmar se concorrerá à reeleição, ou se o grupo indicará um sucessor, já que dentre as promessas de campanha de Belich estava não concorrer a um segundo mandato.

Em contato com a chefe de gabinete, Marcia Regina Wansovicz, questionando se o prefeito iria concorrer a um segundo mandato, a resposta foi de que “por enquanto não houve manifestação oficial do grupo”, explicou ela.

No Brasil, os mandatos eletivos de prefeitos têm atualmente duração de quatro anos.

A reeleição (renovação do mandato na eleição seguinte) é permitida apenas uma vez de forma consecutiva, regra prevista no Artigo 14, § 5º da Constituição da República e que afeta também aqueles que sucederam ou substituíram esses líderes no curso dos mandatos.

Resumindo, então, uma mesma pessoa não pode ocupar o cargo de prefeito por dois mandatos consecutivos, ainda que isso não impeça a candidatura para o mesmo cargo por mais vezes (desde que não seja para mandatos seguidos).

Nesta situação estão os ex-prefeito de Palmeira, Altamir Sanson (PSB) e Edir Havrechaki (Podemos), que já cumpriram três e dois mandatos, respectivamente.

Da Redação Cruzeiro 98.3