Você sabe quem foi o inventor da cerveja?

Lugalsipa, um antigo padeiro real sumério que deixou um pedaço de massa de pão cair em um pote de água e só foi encontrado alguns dias depois. Como castigo, Lugalsipa, que na época era apenas um assistente de padeiro, foi obrigado a beber o caldo fermentado. Lugalsipa gostou do que bebeu mas para não ser conhecido como bebedor de lavagem, ele foi alterando a receita até criar a cerveja suméria, que parecia um pão líquido com mel, tâmaras e ervas aromáticas. Ele deixou isso registrado no seu diário que você pode conferir abaixo:

“Nos dias passados, enquanto trabalhava entre os grãos e as águas, um erro se enraizou em minhas mãos. Um pedaço de massa de pão, símbolo da vida que amasso diariamente, caiu inadvertidamente em um pote de água, onde repousou por dias sem fim.

Ao descobrir meu deslize, uma mistura de temor e curiosidade se apoderou de mim. Sob os olhares vigilantes dos deuses e dos mestres, provei da água que agora fermentava a massa perdida.

Surpreendido pela doçura oculta na amargura, uma faísca de inspiração me acendeu. Determinado a não sucumbir ao estigma do descuido, embarquei em uma jornada de experimentação. Com mel dos campos dourados, tâmaras da árvore sagrada e ervas do jardim, transformei a simples água em um néctar novo e intrigante. Criei assim aquilo que reis e generais chamam de cerveja, uma fusão de pão e poção, um tributo à arte de moldar o presente com as mãos do passado.

Que os deuses me perdoem por minha transgressão, pois nas cinzas do erro floresceu uma criação que desafia o tempo e enobrece o espírito dos homens da Mesopotâmia.”

Lugalsipa, também conhecido como ChatGPT.

Na realidade não se sabe quem inventou a cerveja, já que ela era conhecida e apreciada milhares de anos atrás.

Por: Cesar A. K. Grossmann –  Tenho acompanhado os noticiários desde a década de 1980.