Qual é o perigo de lavar carne crua na pia?

Por que lavar a carne é um erro?

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças.

As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne). Por isso, durante a lavagem as bactérias não estão sendo removidas, mas sim, se espalhando por uma área ainda maior do que a que se encontravam antes.

Além de ajudar as bactérias se espalharem, ao lavar a carne, a água que escorre na pia e respinga nas louças e alimentos ao redor se torna um agente transmissor, carregando as bactérias para todos os locais com que tiverem contato. Ou seja, caso a água que espirre em sua salada ao lado da pia, ou no copo lavado no escorredor de louças esteja contaminada com alguma bactéria da carne, você ou algum de seus convidados que comerem a salada, ou tomar alguma bebida no copo, provavelmente contrairão.

Outro ponto importante, é que ao lavar a carne, você está retirando dela grande parte dos nutrientes que são solúveis em água. Deixando assim a carne um pouco mais pobre em nutrientes que fazem bem ao corpo humano.

Por Quora