Porque as sementes de maçã são venenosas e o que acontece se você as comer por acidente?

As sementes de maçã contêm amigdalina, um composto que pode liberar cianeto quando metabolizado no corpo. O cianeto é um produto químico altamente tóxico que pode interferir na respiração celular, causando sintomas que variam de leves a graves, dependendo da quantidade ingerida.

Se você comer acidentalmente algumas sementes de maçã, é improvável que cause danos, pois o corpo pode desintoxicar pequenas quantidades de cianeto. No entanto, consumir um grande número de sementes de maçã ou esmagá-las (o que libera mais amigdalina) pode resultar potencialmente em envenenamento por cianeto.

Os sintomas de envenenamento por cianeto podem incluir:

  1. Nausea e vomito
  2. Dor de cabeça
  3. Tontura
  4. Respiração rápida
  5. Frequência cardíaca rápida
  6. Pressão sanguínea baixa
  7. Confusão ou desorientação
  8. Perda de consciência
  9. Convulsões
  10. Parada cardíaca

Em casos graves, o envenenamento por cianeto pode ser fatal e requer atenção médica imediata. O tratamento pode envolver a administração de antídotos, como hidroxocobalamina ou tiossulfato de sódio, para neutralizar os efeitos do cianeto e cuidados de suporte para estabilizar os sinais vitais.

Para evitar a ingestão acidental de sementes de maçã, é aconselhável retirar o caroço das maçãs antes de comê-las ou cozinhá-las e evitar mastigar ou esmagar as sementes. Além disso, mantenha as maçãs e outros alimentos que contenham sementes fora do alcance das crianças, que podem ser mais suscetíveis à ingestão acidental.

Por Steve Green – Quora