Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo poderão ser atingidas

Foto: Gabriel Bukalowski/g1 Paraná

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia é válido até sexta-feira (15). Veja dicas de como cuidar da saúde em dias quentes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta sobre uma onda de calor que pode afetar 370 cidades do Paraná – o equivalente a mais de 92% dos municípios do estado. Veja a lista mais abaixo.

Paraná está sob alerta de onda de calor — Foto: Gabriel Bukalowski/g1 Paraná

O aviso indica que há riscos à saúde até sexta-feira (15) devido à temperatura poder ficar 5ºC acima da média pelo período três a cinco dias. Veja dicas de como cuidar da saúde em dias quentes mais abaixo.

A previsão do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que no período os termômetros devem ficar acima de 30ºC na maior parte do estado.

Para sexta (15), por exemplo, a previsão é que Guaíra, no oeste, chegue a alcançar 36ºC.

Saúde em risco

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça alguns cuidados a serem tomados em dias de muito calor e de umidade relativa do ar baixa. As medidas podem evitar a fadiga, desidratação ou ainda queda da pressão arterial.

De acordo com a pasta, as recomendações valem para qualquer pessoa. Porém, o cuidado com idosos e crianças deve ser ainda maior, reforça a secretaria. Veja como se proteger no calor:

*  evite ficar no sol, principalmente das 10 às 16 horas;

*  use sempre protetor solar, independentemente do horário;

*  beba água. Caso tenha dificuldade em ingerir água pura, incluir rodelas de limão, laranja ou hortelã, pode ser um incentivo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água;

* consuma alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral têm alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água.

*  tome banhos gelados;

*  use ventiladores;

*  evite exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.

Por g1 PR

Veja como fica o tempo em Palmeira nos próximos dias

Fonte: Simepar