Aprovado projeto que institui o Dia Estadual de Luta contra a Intolerância Política e de Promoção da Tolerância Democrática

O deputado Arilson Chiorato (PT) apresentou orginalmente a proposta, que ganhou a adesão de deputados de diversos partidos: Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT), Cristina Silvestri (PSDB), Requião Filho (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Tercílio Turini (PSD), Luciana Rafagnin (PT), Goura (PDT), Mabel Canto (PSDB), pelo agora deputado federal Tadeu Veneri (PT) e pelos ex-deputados estaduais Boca Aberta Junior e Michele Caputo.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na terça-feira (19/03) o projeto de lei “Marcelo Arruda”, que institui o dia 9 de julho como o Dia Estadual de Luta contra a Intolerância Política e de Promoção da Tolerância Democrática. A iniciativa é de autoria do deputado Arilson Chiorato (PT).

“O objetivo do projeto, que homenageia o nosso companheiro Marcelo Arruda, vítima de um crime estimulado pela estupidez e intolerância a ideias opostas, é bem simples: paz na política. A paz é imprescindível para que a democracia permaneça e se fortaleça. Todos têm o direito de expressar suas predileções políticas, religiosas e culturais”, afirma o parlamentar.

A data remete ao assassinato, em 9 de julho de 2022, do guarda municipal e dirigente do PT de Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda. Ele foi morto na própria festa de aniversário, que tinha como tema o presidente Lula, quando comemorava 50 anos com familiares e amigos, por um bolsonarista fanático. O assassino de Marcelo Arruda vai a júri popular no dia 4 de abril.

Também assinam a proposta os deputados Goura, Luciana Rafagnin, Professor Lemos, Requião Filho, Cristina Silvestri, Luiz Cláudio Romanelli, Tercílio Turini; além do ex-deputado estadual a atual deputado federal Tadeu Veneri e dos ex-deputados Boca Aberta Junior e Michele Caputo.

Ao ser aprovado, o projeto de lei passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná e institui o Dia Estadual de Luta contra a Intolerância Política e de Promoção da Tolerância Democrática, a ser celebrado anualmente no dia 9 de julho.

O texto da matéria prevê ainda que o Poder Executivo poderá firmar convênios e parcerias com entidades sem fins lucrativos e instituições públicas e particulares, especialmente do meio educacional, que tratem do tema para a realização de eventos, campanhas e atividades de conscientização.

A iniciativa entrará em vigor assim que passar pela sanção do governador.

Por Assessoria Parlamentar