Paraná registra 18 novas mortes de pessoas entre 25 e 100 anos, aponta boletim

Estado confirmou 22 mil novos casos no mesmo período. Mortes são de pessoas entre 25 e 100 anos, sendo nove homens e nove mulheres. Nove das vítimas não possuíam comorbidades.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirmou 18 novas mortes por dengue no Paraná na última semana, segundo um boletim epidemiológico divulgado na tarde de terça-feira (26).

Entre as vítimas estão pessoas entre 25 e 100 anos de idade, sendo nove homens e nove mulheres. Nove das vítimas não possuíam comorbidades.

O estado confirmou também mais 22.767 novos casos no mesmo período.

Mais de 100 mil casos

Com isso, o Paraná soma 135.961 casos e 77 óbitos desde o início do período epidemiológico, que começou em julho de 2023.

Segundo a Sesa, 356 municípios possuem casos autóctones, ou seja, quando a doença é contraída no local de residência.

O mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, também é responsável pela transmissão da zika e chikungunya. Durante o mesmo período, conforme a instituição, não houve confirmação de casos de zika.

Em relação a chikungunya o estado tem 923 notificações, 92 casos confirmados da doença – sendo 58 autóctones.

Por g1 PR — Curitiba

Palmeira com dois novos casos

O informe estadual divulgado na tarde de terça-feira (26) pela Secretaria da Saúde do Paraná confirma mais dois casos de dengue no município de Palmeira na última semana. São dois casos autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Isso reforça o alerta à população para a presença e circulação no município de mosquitos Aedes aegypti infectados com o vírus da doença.