Como melhorar o desempenho cerebral em pouco?

As pessoas nunca vão gostar dessa resposta, mas existem apenas 3 formas de melhorar seu desempenho cerebral:

Regulando seu sono (De longe o mais importante)

Alimentação adequada (Segundo, mas não menos importante)

Motivação

Sono

Ontem eu tive um dia muito ruim, vinha dormindo mal fazia 3 noites. Duas delas por causa de uma formatura e por sair com meus amigos, a outra por já desregular o sono. Apesar de ter mantido a rotina e ter ido para a academia logo cedo, como costumo fazer, eu estava me sentindo extremamente cansado.

Durante o dia eu tentei fazer o que sempre faço, ler um livro. Como não era de se surpreender, eu começava a ler e mal conseguia manter a minha atenção. Minha motivação sumia após 5 segundos, eu precisava ficar lutando para manter a atenção e mal conseguia assimilar o que lia.

Ainda ontem, enquanto tentava escrever antes de dormir, parecia que eu não conseguia formar as frases, nada fazia sentido, eu mudava ordem, falava coisas nada a ver, foi um desastre.

Isso foi resultado de apenas TRÊS noites de sono ruim. Agora imagina uma vida inteira.

Existe um estudo que mostra que você dormir 6 horas por dia durante uma semana, sua atenção fica equivalente a uma pessoa que virou a noite. Sinceramente? Não sei como as pessoas fazem tão pouco caso do sono. Com apenas três dias eu percebi o quanto isso faz falta na minha vida, mas estamos tão acostumados a negligenciar o sono que parece besteira quando falamos isso.

Alimentação

Assim como o sono, outro fator extremamente negligenciado para desempenho mental é a alimentação. Vamos ao motivo:

Existe um eixo de comunicação entre seu intestino e seu cérebro, comumente chamado de eixo intestino-cérebro. Esse cara é formado de fibras aferentes, fibras que enviam a informação “de baixo para cima”.

O que significa, nesse caso, que 85% das informações trocadas entre esse eixo vêm do intestino para o cérebro. Ou seja, a influência do intestino é ENORME.

Quando você acorda e manda logo aquela barra de chocolate pra dentro, saiba que isso pode, e provavelmente está, prejudicando seu desempenho cognitivo.

Claro, existe também o fato de que quando comemos carboidratos muito simples, nosso nível de glicose é modificado, podendo causar aquela “leseira” após comer, mas neste caso não estou considerando isso.

Motivação

O motivo de eu incluir a motivação nesse balaio é que ela é muitas vezes mal compreendida pela maioria das pessoas.

Quando falo em motivação, não estou falando da euforia que você sente quando inicia um novo projeto. Isso não é motivação, você está apenas animado.

Motivação é o Motivo para a ação. Em outras palavras, é o porquê de você estar fazendo aquilo. Se essa motivação não for claro, ou não for grande o suficiente, você não vai levar pra frente.

Pra mim um exemplo claro disso foi quando decidi largar meu trabalho para abrir uma empresa no marketing digital, eu usei de motivação o fator “preciso fazer dinheiro”, mas logo percebi que aquilo não me motivava, eu estava apenas animado e eufórico, logo eu tive que encerrar o projeto.

Não existe “hack”, é apenas fazer o básico bem feito

O principal motivo de você estar buscando formas de “melhorar a performance cognitiva” é que o mais básico que deve ser feito é o mais negligenciado, é o que ninguém quer fazer. “Eu não tenho tempo para dormir mais”, “Eu não tenho tempo para me alimentar bem”.

Se você, assim como 99% das pessoas usa essa desculpa, sinto muito, mas nenhum “hack” será milagroso o suficiente.

Paulo Potter –  Membro do Reservatório de Dopamina5 de dez.
Colaboração Quora