Geração Prateada: Crescimento de serviços voltados para idosos dispara na região sul do país

A Padrão Enfermagem, empresa de agenciamento de profissionais na área da saúde, contabiliza mais de mil atendimentos ao mês nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Com a longevidade da população houve um avanço notável na oferta de serviços voltados para a terceira idade. De acordo com dados do IBGE, o número de pessoas com mais de 65 anos cresceu 57,4% em 12 anos, entre as regiões com mais idosos está o sul do país, com 12,1%. No Rio Grande do Sul, 14,1% dos moradores têm 65 anos ou mais, é o estado com a maior proporção de população idosa. Para Rafael Schinoff, CEO e fundador da Padrão Enfermagem, empresa do Rio Grande do Sul que atua com agenciamento de profissionais da área da saúde, como cuidadores de idosos,  o envelhecimento da população tem aquecido esse mercado, além da necessidade e busca por cuidados de qualidade em ambientes domiciliares. “Com o aumento da expectativa de vida, o acometimento de patologias traz a conscientização sobre a importância do cuidado preventivo, e isso abre as portas para o mercado de cuidadores que são um suporte para as famílias. Somente na região sul, realizamos cerca de 1.159 atendimentos mensalmente”, enfatiza.

O fundador da Padrão Enfermagem, explica que a capacitação nessa área tem evoluído de forma significativa. “Contamos com uma média de 18.000 profissionais entre cuidadores e técnicos de enfermagem cadastrados nas 58 unidades em operação, sendo que 11 delas ficam na região Sul do país”, comenta.

Hoje em dia existem inúmeras possibilidades de se qualificar no segmento através de cursos que oferecem certificações especializadas, e isso tem elevado o nível desses profissionais que escolheram cuidar do próximo”, enfatiza.

Vale ressaltar, que a  busca pelo serviço de cuidadores é contínua, as famílias procuram por esse profissional para oferecer o suporte para as necessidades crescentes, e enfatizam a importância de garantir um envelhecimento saudável e inclusivo. “Podemos notar a evolução na atenção da saúde com o idoso, a preocupação com o seu bem-estar físico e emocional, uma experiência mais segura e feliz para aqueles que estão envelhecendo. O papel do cuidador ganha uma nova essência, não oferecendo apenas assistência prática, mas também companheirismo e atenção “, finaliza.

Enviado por  Daiana Napoleão – Markable Comunicação